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09 de marÇo de 2015

Nutrição

BCAAs para corredores e maratonistas: mais um caso de desperdício de dinheiro?

No post do dia 02 de março, o Prof. Hamilton Roschel explicou porque os BCAAs não são interessantes para aqueles que buscam ganhos de força e massa magra. Hoje, discutirei por que os BCAAs são igualmente ineficazes em melhorar o desempenho e a recuperação de corredores, maratonistas e atletas envolvidos em atividades de longa duração.


Apesar da fama dos BCAAs como estimulador da hipertrofia muscular e inibidor do catabolismo, até hoje não existem evidências científicas comprovando sua eficácia. Além disso, seu consumo entre praticantes de esportes de longa duração (corredores, ciclistas e triatletas, por exemplo) é cada vez mais comum. Para esses atletas, os supostos benefícios seriam: combate à “fadiga central”, melhora do desempenho e melhora da recuperação muscular. Vamos ver o que a ciência tem a nos dizer sobre isso.



Fadiga central, serotonina e BCAAs: uma teoria furada


No final dos anos 1980, um notável bioquímico chamado Eric Newsholme publicou a teoria que ficou conhecida como “teoria da fadiga central”. Nela, tentava-se explicar a causa da fadiga em exercícios prolongados, cuja origem seria o aumento das concentrações do neurotransmissor serotonina no cérebro (“central” refere-se ao sistema nervoso central, do qual o cérebro faz parte). A serotonina causa sensação de bem-estar e relaxamento, piorando assim o desempenho físico. Para explicar de um modo simples, o suposto aumento de serotonina durante o exercício seria causado pelo aumento de um aminoácido que o próprio cérebro usa para produzir serotonina: o triptofano. Já o aumento de triptofano seria consequência da redução das concentrações de BCAAs que ocorre durante o exercício. Portanto, suplementar BCAAs impediria a queda da concentração de BCAAs no sangue, que por sua vez impediria o aumento de triptofano no cérebro. Isso impediria o aumento de serotonina no cérebro, evitando assim a fadiga central. É uma teoria muito bem formulada, mas que nunca se provou verdadeira...


É o que mostram, por exemplo, os dados de Hobson e cols. (veja aqui). Nesse estudo, a redução de triptofano (que, segundo a teoria da fadiga central deveria melhorar o desempenho) não resultou em aumento na resistência à fadiga. Outros estudos também indicam que o exercício extenuante, apesar de aumentar as concentrações cerebrais de triptofano (o que está de acordo com a teoria), não aumenta as concentrações de serotonina em diversas regiões cerebrais, colocando em xeque a teoria da fadiga central.



BCAAs não melhoram o desempenho de endurance


Diversos estudos não conseguiram provar que o uso de BCCAs melhora o desempenho, o que reforça a ideia de que a teoria da fadiga central é falha. Vou citar apenas dois, dentre vários, trabalhos científicos que mostram isso. No estudo de Kjerulf e cols. (veja aqui), o consumo de BCAAs reduziu a percepção de esforço, mas não melhorou o desempenho em um teste de desempenho na bicicleta. Já o estudo de Van Hall e cols. (veja aqui) deixou claro que não apenas a suplementação de BCAAs (mesmo em altas doses) não melhora o desempenho de longa duração, como também o consumo de triptofano não piora o desempenho no mesmo tipo de exercício. Portanto, são diversas as linhas de evidência indicando que o uso de BCAAs é inócuo, e que a própria teoria que sustenta seu uso não é correta.



BCAAs e proteção ao dano muscular: mais um argumento de venda, mais um argumento falho


Diante do fracasso dos BCAAs em melhorar o desempenho de longa duração e em aumentar a força e massa musculares, a indústria logo criou uma nova teoria que justificasse o uso (e a compra...) de BCAAs por praticantes de exercícios de endurance: a proteção ao dano muscular e a consequente melhora na recuperação pós-treino e pós-prova. Mas não demorou muito para que um estudo bem conduzido mostrasse que a suplementação de BCAAs não reduz o dano muscular após uma maratona (veja aqui). Se os BCAAs não manifestam seu suposto “efeito protetor” após uma maratona (quando o dano muscular é evidente), por que acreditar que manifestariam qualquer efeito após rotinas de treino que resultam em dano muito mais discreto?



Concluindo


Não importa se você está engajado em esportes que dependem de força e hipertrofia muscular, ou em esportes de dependem de resistência aeróbia: BCAA será nada mais do que desperdício de dinheiro.



Um abraço e até a próxima! 



Guilherme Artioli - Blog Ciência Informa


www.cienciainforma.com.br







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Pós-Doutora na Universidade de São Paulo (USP)

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Prof. Dr. da Universidade de São Paulo

Prof. Hamilton Roschel, PhD
Prof. Dr. da Universidade de São Paulo