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15 de abril de 2015

Nutrição

Frutose: devemos nos preocupar?

A frutose é um carboidrato simples, encontrado naturalmente principalmente nas frutas, no mel e no agave. No entanto, diversos estudos vem relacionando seu consumo ao aumento da prevalência de diversas doenças crônicas como dislipidemias, diabetes do tipo 2, esteatose.... Mas se este nutriente é encontrado naturalmente apenas em alimentos considerados como saudáveis, como isso é possível? Devo parar de consumir frutas??



 A resposta rápida é não. Vejamos o porquê disso.


A frutose é comumente adicionada em diversos alimentos industrializados na sua forma concentrada, chamada de xarope de milho e também conhecida como HFCS “high fructose corn syrup”. Dentre os alimentos enriquecidos com este nutriente os principais são: barra de cereais, refrigerantes, sucos e chás industrializados, biscoitos, cereais matinais, entre outros. 


Em condições normais, diferentes tecidos do corpo humano (músculos, cérebro, fígado, pâncreas...) são capazes de metabolizar a glicose, tipo de carboidrato mais abundante nos alimentos. Mas o mesmo não se aplica à frutose: o único órgão capaz de metabolizá-la de modo eficiente é o fígado. Além disso, a frutose tem uma particularidade metabólica importante. Ainda em condições normais, nossas vias metabólicas energéticas são reguladas pela quantidade de nutrientes que chegam nas células e tecidos. Isso quer dizer que se há bastante nutriente, nossas células entendem que há energia em abundância, e passam a inibir a via. Já a frutose possui a capacidade de entrar na via metabólica após uma etapa fundamental da regulação do ciclo (PFK – fosfofrutoquinase), podendo fornecer continuamente alguns substratos mesmo quando não há necessidade deles. A partir desse excesso, outras vias metabólicas são ativadas, principalmente a síntese de lipídios (lipogênese)  e síntese de colesterol. Deste modo o consumo crônico e excessivo de frutose pode ocasionar uma série de comprometimentos dentre elas: acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática não alcoólica), prejuízo na sensibilidade à insulina (pré-diabetes), aumento da pressão arterial ... Como pode ser observado são as mesmas consequências decorrentes do consumo excessivo de açúcares, mas no caso da frutose, alguns pesquisadores apontam que, ao contrário do açúcar que pode ser amplamente utilizado pelo corpo, doses mais baixas de frutose já poderiam exercer efeitos negativos.


Ah, então devo comer açúcar ao invés de frutose? Nem um nem outro, e muito menos pensar que o problema está nas frutas. O grande problema são os alimentos industrializados que possuem uma grande quantidade de açúcares e, em alguns casos, frutose. Vale ressaltar que, no Brasil, muitas empresas já reduziram a adição deste tipo de açúcar. Na dúvida, basta olhar na lista de ingredientes para ver se há algum desses componentes no produto e, se quiser garantir que seu consumo seja o mínimo, basta optar por consumir alimentos frescos ao invés de industrializados.



Até a próxima!



Desire Coelho - Blog Ciência Informa



www.cienciainforma.com.br



Quer saber mais?


Tappy L., Le KA. Metabolic Effects of Fructose and the Worldwide Increase in Obesity. Physiol Rev 90: 23–46, 2010.



Barreiros RC, Bossolan G, Trindade CEP. Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados. Rev. Nutr., Campinas, 18(3):377-389, maio/jun., 2005.










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Prof. Bruno Gualano, PhD
Prof. Associado da Universidade de São Paulo

Profa. Desire Coelho, PhD
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Pós-Doutora na Universidade de São Paulo (USP)

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Prof. Dr. da Universidade de São Paulo

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Prof. Dr. da Universidade de São Paulo