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01 de junho de 2015

Nutrição

Intervenção da Nutrição no "Medida Certa" do Fantástico

Ontem foi ao ar no Fantástico a intervenção nutricional que fizemos para o quadro Medida Certa. Nela, explicamos para os participantes do quadro conceitos fundamentais baseados na nutrição comportamental. O principal objetivo da intervenção foi dar informações importantes sobre como fazer escolhas e condicionar o ambiente para se ter uma alimentação saudável, com independência e liberdade, longe do famoso “pode” ou “não pode” do qual tanto se fala na nutrição.


Para atingir estes objetivos, no dia da intervenção os participantes foram divididos em 5 estações:



Estação 1 - Respeite sua Fome e Saciedade


Dra. Desire Coelho


Nesta estação o intuito era libertar as pessoas da obsessão de que precisam comer de 3 em 3 horas (já escrevemos sobre o tema, clique aqui). O mais importante é prestar atenção nos sinais da fome e responder a eles. Apresentamos a Escala da Fome, na qual a pessoa dá uma nota de 0 a 10 onde, 0 – completamente sem fome, e nota 10 – “morrendo” de fome. Explicamos que quando a pessoa está com fome nota 9 ou 10, é a “fome que escolhe os alimentos”. O que aparecer na frente da pessoa, ela come, e em grande quantidade. Logo, as escolhas feitas ficam extremamente prejudicadas. O ideal é comer quando estiver com fome nota 6 ou 7, pois isto garante que a pessoa está com fome, mas ela ainda está sob controle das suas escolhas. Precisamos respeitar nossa fome, e não a quantidade de comida que é servida. 



Estação 2 - Comer Simples 


Aline Tritto


O maior importante desta estação era fazer as pessoas entenderem que uma alimentação saudável é aquela constituída, em grande parte, por comida fresca. Uma boa alimentação é parecida com a que nossa tataravó tinha. Inclusive colocamos uma frase do Michal Pollan “Não coma nada que sua tataravó não reconhecesse como comida”. Para conseguir seguir os preceitos do Comer Simples, é fundamental começar a ler o Rótulo dos alimentos. No entanto, a parte mais importante dele não são as calorias ou quantidade de gordura, etc.., mas sim a LISTA DE INGREDIENTES! Somente através dela que temos a real noção da qualidade de um produto. Quanto menos ingredientes, melhor. E, se houver algum ingrediente que você nunca viu para vender no mercado ou que você mal consegue pronunciar, evite-o!



Estação 3 - Não existe alimento bom ou ruim


Dra. Fabiana Benatti


Esse é um tema que já abordamos aqui no blog (leia aqui e aqui). Não há alimento bom ou ruim, todo alimento é permitido; contudo, há sim uma alimentação boa ou alimentação ruim, determinada por quais alimentos fazem parte da regra e quais fazem parte da exceção da alimentação. Ao olhar para um alimento desejado, a pessoa precisa saber que pode comê-lo. Ao nos permitirmos, determinados alimentos que antes pareciam ser sempre alvo de desejo quando considerados “proibidos”, passam a ser um alimento como qualquer outro e passamos a tomar decisões mais conscientes sobre quanto e quando o comemos. Dessa forma, passa a ser mais fácil estar “sob controle” diantes de alimentos sempre tão estigmatizados em nossas vidas, o que facilita (e muito) o controle do peso e gordura corporais. O ideal é sempre refletir e se perguntar “Eu realmente quero ou preciso comer este alimento agora, ou eu posso deixar para depois ou outro dia?”. Isso fará com que naturalmente passe a comer de forma mais consciente e moderada sem restrições.



Estação 4 - Ambiente e Porções


Dra. Marina Solis


O ambiente que vivemos pode influenciar positivamente, ou não, os nossos hábitos alimentares. Sendo assim, deixe na sua geladeira os alimentos frescos e in natura com mais fácil acesso. Ou seja, deixe as verduras e legumes guardados em gavetas acessíveis ou ainda em vasilhas transparentes. Deixe as frutas já lavadas na geladeira ou em cima da bancada da cozinha. Iogurtes e queijos frescos com maior acesso possível. Em contrapartida, evite deixar doces, bolos, produtos processados ou ultraprocessados na primeira estante da geladeira. Quando for cozinhar, faça em maiores quantidades para congelar parte dos alimentos frescos, assim você sempre terá uma refeição de ótima qualidade em pouco minutos. Mude seu ambiente positivamente!


Estação Crianças 


Dra. Patrícia Campos-Ferraz


Nessa estação foi feita uma conversa direta coma s crianças na qual abordamos tudo que foi dito nas estações anteriores, reforçando a questão da fome e a importância de se fazer um prato bem colorido, com diferentes texturas. 



Por fim, a grande mensagem que todas as nutricionistas  reforçaram foi o “Saia do automático. Pare e pense antes de comer!”. O automatismo é um dos grandes responsáveis pela alimentação caótica de hoje. Sendo assim, os participantes sabiam que, caso quisessem, podiam comer um chocolate, sabiam escolher o de melhor qualidade e perceber qual era o melhor momento do dia para come-lo. Ao comer, sabiam que deveriam saboreá-lo intensamente e, se percebessem que estavam satisfeitos na metade do chocolate, não precisavam comer a porção toda. Podiam guarda-lo e come-lo novamente em um outro momento, afinal de contas, uma alimentação saudável é aquela que nutre o corpo, mas também a alma!

Dras. Desire Coelho e Fabiana Benatti - Blog Ciência inForma

www.cienciainforma.com.br








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Prof. Bruno Gualano, PhD
Prof. Associado da Universidade de São Paulo

Profa. Desire Coelho, PhD
Nutricionista Clínica e Esportiva

Profa. Fabiana Benatti, PhD
Pós-Doutora na Universidade de São Paulo (USP)

Prof. Guilherme Artioli, PhD
Prof. Dr. da Universidade de São Paulo

Prof. Hamilton Roschel, PhD
Prof. Dr. da Universidade de São Paulo