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19 de setembro de 2014

Nutrição

Até tu, adoçante?

O tema de hoje saiu em quase todos os sites e revistas depois do excelente estudo publicado na Revista Nature. Ele demonstra os efeitos do consumo desse famoso substituto do açúcar na microbiota intestinal e na saúde.


Artigo publicado em uma das mais conceituadas revistas científicas, a Nature, demonstrou uma positiva relação entre o consumo de adoçantes não-calóricos (aspartame, sucralose e sacarina) e a piora da tolerância à glicose (estágio clínico que precede o diabetes). O grande alarde em torno desse estudo é que justamente as pessoas que querem controlar as taxas de glicose do sangue, são as que utilizam adoçantes. Além disso, sabemos que ele é muito utilizado por pessoas sadias como um substituto "mais saudável" que o açúcar e uma de suas vantagens legadas é que não são absorvidos pelo corpo. No entanto, isso não significa de modo algum que eles não exerçam qualquer efeito no nosso corpo e é isso que esse interessante estudo demonstra.

Grandes sacadas/resultados desse estudo:
- A análise da microbiota intestinal -  composta por inúmeras bactérias que atuam diretamente em diversas funções no nosso organismo e está relacionada com a absorção de nutrientes, desenvolvimento da obesidade, diabetes, entre outras - demonstra que as pessoas respondem de modo diferente à sacarina (um tipo de adoçante estudado). Um dos métodos utilizados neste estudo foi o famoso "transplante de fezes" no qual é coletado o conteúdo intestinal de um "doador" e transplantado em um organismo "receptor". Neste estudo os doadores foram tanto humanos quanto animais que consumiam sacarina e os receptores camundongos sadios. A partir desta técnica foi possível demonstrar que a resposta de intolerância à glicose induzida por sacarina foi dependente da microbiota intestinal.  Ou seja, nem todos estão susceptíveis a esse efeito prejudicial dos adoçantes.

- Conforme mencionei, os principais resultados foram observados pelo consumo de sacarina, mas existe dentro do estudo um experimento que demonstra que o mesmo efeito (provavelmente em menor proporção) talvez possa ocorrer com o consumo de aspartame e sucralose, mas ainda são necessários mais estudos para se confirmar tal efeito.

Este estudo é bem complexo e tem muita coisa que podemos falar, mas qual seria a mensagem que deve ficar? Cautela!

Embora o estudo apresente alguns dados com humanos, os principais achados foram obtidos com camundongos e não podem ser extrapolados para humanos. Além disso, muito embora o estudo tenha o mérito de não ter utilizado doses supra-fisiológicas de adoçantes (como muitos estudos anteriores desse mesmo tema), elas são relativamente altas se considerarmos um consumo humano médio (12 pacotinhos de adoçantes por dia). Logo, se você consome adoçante 1x por dia, não é o caso de se preocupar, mas se ele está presente em boa parte de sua alimentação (não se esqueça dos produtos diets e lights) talvez seja o caso de rever parte desse consumo. Acima de tudo, a mensagem deve ser que devemos manter hábitos alimentares que estimulem uma microbiota saudável (ricas em alimentos "in natura", iogurtes, fibras, cereais integrais..).

Esse tema "adoçantes e alimentos diet" é extenso e possui muita coisa interessante para ser discutida/refletida, por isso prometo voltar ao tema em breve. Enquanto isso, vale sempre o princípio que o melhor de tudo na alimentação (e na vida?) é a moderação!

Até a próxima!

Desire Coelho

Fonte: Suez et al.  Artificial sweeteners induce glucose
intolerance by altering the gut microbiota. Nature, 2014.








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