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07 de marÇo de 2016

Nutrição

O que comer no pós-treino: suplementos ou fast food??

Interessante estudo comparou o consumo isoenergético de suplementos e alimentos fast-food no pós-treino, qual será a melhor estratégia para repor o glicogênio muscular e para a performance?


Uma boa disponibilidade de carboidratos garante um adequado acúmulo dos estoques de glicogênio e está diretamente relacionada com a melhora da performance principalmente em modalidades de longa duração (acima de 2h) e alta intensidade. Sendo assim, diversas estratégias nutricionais são estudadas para garantir uma rápida e adequada reposição desses estoques.

Pensando nisso pesquisadores da Universidade de Montana realizaram um estudo crossover com 11 homens saudáveis. Eles chegavam ao laboratório em jejum e realizavam 90min de pedal cujo objetivo era depletar o glicogênio muscular. Após esse teste, eles repousavam por 4 horas e, nesse momento recebiam uma das duas refeições testadas:

Teste A- Suplementos (bebidas isotônicas, barras de carboidratos, balas de maltodextrina..) ou,

Teste B - Lanche completo de fast food (panquecas, hambúrguer, refrigerante e fritas;

 As refeições eram isoenergéticas e foram oferecidas no momento 0 e 2 horas. A composição pode ser vista na tabela abaixo.





 



Foram realizadas também biópsias musculares no momento 0 e 4h de recuperação. Após o repouso os participantes realizaram um teste de performance no qual eles deviam pedalar 20km o mais rápido possível. Na semana seguinte os participantes retornavam ao laboratório para realizarem os mesmos testes, mas consumiam a outra refeição.



Como resultado não foi observada diferença nem no conteúdo de glicogênio muscular ao final das 4 horas de recuperação (gráfico abaixo) e nem diferença na performance na prova contra-relógio (34.1 ±1.8 min no teste do suplemento X 34.3±1.7 no fast-food).







Esse resultado já era esperado considerando que a composição de macronutrientes das dietas era praticamente idêntica, mas o mais interessante é entender que podemos (e devemos) variar nossa alimentação e as opções que damos aos pacientes.

É importante deixar claro que não estou fazendo apologia ao fast-food, pois existem muitos fatores que precisam ser levados em consideração quando falamos em alimentação e, por isso mesmo, é extremamente importante, e delicioso, “sair da caixinha” às vezes.



Até a próxima!



Desire Coelho – Blog Ciência InForma

www.cienciainforma.com.br



Para saber mais: “Cramer et al. Postexercise Glycogen Recovery and Exercise Performance is Not Significantly Different Between Fast Food and Sport Supplements. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2015 Oct;25(5):448-55.







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