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06 de outubro de 2016

Nutrição

O que são alimentos frescos, processados e ultraprocessados?

Já publicamos diversos posts aqui no blog onde recomendamos que uma alimentação saudável, seguindo as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, deve ser composta predominantemente por alimentos frescos, e pobre em alimentos processados e ultra-processados. Embora essa recomendação pareça fácil de ser seguida, muitas pessoas não sabem diferenciar estes tipos de alimentos. Acreditem, a confusão é grande, até mesmo entre nutricionistas. Afinal, como diferenciar os alimentos de acordo com essas categorias?


Conforme escrevi em um post há mais de um ano, nosso excelente Guia Alimentar para a População Brasileira,  ovacionado no mundo todo, revolucionou a forma como vemos a nutrição ao focar em quais alimentos (e não nutrientes!) devemos priorizar para termos mais saúde. A regra de ouro do Guia é fazer dos alimentos in natura e minimamente processados (chamados aqui de “alimentos frescos”) a base da alimentação. Além disso, o Guia recomenda que limitemos o consumo de alimentos processados e que evitemos o consumo de alimentos ultra-processados. Caso queira saber um pouquinho mais sobre os problemas dos alimentos ultraprocessados, é só clicar neste post.



Sempre brinco que essas regrinhas poderiam ser interpretadas como “voltemos a comer como nossas avós comiam”. Mas, embora essas recomendações pareçam fáceis de serem seguidas, grande é a confusão sobre o quais são os alimentos que se encaixam em cada categoria. Recentemente, mais um vídeo do projeto Vida de Saúde de Jaguariúna foi publicado sobre este tema. No post de hoje, gostaria de explicar mais detalhadamente essas categorias de alimentos, para que não restem mais dúvidas!



O que são alimentos frescos?



Embora um pouco diferente da explicação do Guia, incluo nessa categoria de alimentos frescos os alimentos in natura e os minimamente processados. Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou animais (carnes, verduras, frutas e legumes, ovo e leite). Alimentos minimamente processados são aqueles que passam por processos como limpeza, moagem e pasteurização, mas não agregam substâncias aos alimentos (arroz, feijão, lentilhas, cogumelos, farinha de mandioca e massas frescas, leite pasteurizado).





O que são alimentos processados?



Alimentos processados são aqueles que recebem adição de sal ou açúcar para se tornarem mais duráveis e atraentes (conservas em salmoura, compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, queijos, sardinha e atum em lata).



O que são alimentos ultra-processados?



Alimentos ultra-processados são aqueles que contêm pouco ou nenhum alimento inteiro e muitos aditivos, como corantes e conservantes (salsicha, biscoitos, sorvete, molhos prontos, misturas para bolo, macarrão instantâneo, refrigerantes e congelados). 





É interessante pontuar que nem todo alimento industrializado é ultra-processado ou até mesmo processado. Uma regrinha simples para descobrir isso é ler o rótulo!!! Quanto mais ingredientes, principalmente aqueles com nomes bem difíceis (conservantes e corantes na sua maioria), maiores as chances daquele alimento ser um ultra-processado! No meu próximo post, mostrarei o quão importante é lermos os rótulos dos alimentos. Muitos alimentos ditos como “saudáveis”, não parecem ser tão saudáveis assim!



Espero que este post tenha esclarecido as categorias de alimentos propostas pelo Guia! Agora não tem mais desculpa, é só colocar em prática! Até a próxima!



Fabiana Benatti - BLog Ciência InForma



www.cienciainforma.com.br



Para ler o guia completo:



http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf



 







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Pós-Doutora na Universidade de São Paulo (USP)

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Prof. Dr. da Universidade de São Paulo

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Prof. Dr. da Universidade de São Paulo