Home Nutrição Exercícios Saúde Quem Somos A que viemos Contato

2018-01-29

Nutrição

Bicarbonato de sódio pode melhorar o desempenho

A imensa maioria dos suplementos alimentares não traz os resultados que seus rótulos alegam. Dentre os poucos que comprovadamente podem trazer algum benefício, um deles se destaca por ser a antítese do suplemento alimentar típico: funciona, mas quase ninguém usa. Refiro-me ao bicarbonato de sódio. Muito utilizado na cozinha como ingrediente do fermento químico, e velho conhecido dos que sofrem de azia (é frequentemente usado como antiácido), o bicarbonato de sódio é uma das substâncias com maior número de estudos científicos mostrando ser capaz de melhorar o desempenho físico. Mas problemas ainda não resolvidos em sua utilização por atletas podem explicar sua falta de popularidade. Nos próximos dois posts, discutirei seus efeitos, problemas e possíveis soluções.


Na causa da fadiga



Existe um limite dentro do qual somos capazes de nos exercitar. Em boa parte, tais limites são delineados por diversos processos metabólicos decorrentes do próprio exercício que resultam em fadiga (mais informações aqui). Em exercícios de alta intensidade, o acúmulo de ácidos dentro das células musculares é reconhecido como um dos mais importantes, embora certamente não o único, agentes causadores da fadiga1,2. Logo, aumentar a capacidade de neutralização dos ácidos produzidos nos músculos durante o exercício tem alto potencial para postergar o surgimento da fadiga, aumentando assim a tolerância ao esforço. Pois a ação do bicarbonato de sódio é justamente essa: neutralizar ácidos e melhorar o equilíbrio ácido-base durante o exercício.



 



O principal tampão sanguíneo



O pH das células e do sangue deve ser muito bem regulado para manter-se sempre dentro de estreitos limites fisiológicos. Alterações, ainda que pequenas, do pH sanguíneo ou celular podem ser catastróficas ao organismo. Para se ter uma ideia, se o pH arterial sanguíneo cair de 7.4  para 6.8, há risco de morte. Para que o pH sanguíneo mantenha-se dentro de sua faixa fisiológica, nosso organismo dispõe de diversos mecanismos de regulação ácido-base. Um deles é a presença de substâncias tamponantes no sangue. Vale lembrar que substâncias tamponantes têm a capacidade evitar alterações bruscas de pH. No caso do sangue, o bicarbonato (HCO3-) é o mais importante tampão químico. Ao reagir com ácidos (íons H+), HCO3- + H+ dá origem a H2CO3 (ácido carbônico), que então origina CO2 + H2O. 



Quando ingerimos bicarbonato de sódio (NaHCO3), esse é dissociado no ácido presente no estômago dando origem aos íons Na+ (sódio) e HCO3-, os quais são absorvidos pelo intestino e chegam à corrente sanguínea. Um dos mais importantes efeitos da ingestão de bicarbonato de sódio é, portanto, o aumento da concentração de íons bicarbonato no sangue3. Esse aumento do bicarbonato sanguíneo, em última análise, aumenta a capacidade tamponante sanguínea.



 



Efeitos positivos sobre o desempenho em exercícios de alta intensidade



Existe uma quantidade substancialmente grande de estudos mostrando que o uso de bicarbonato de sódio melhora o desempenho em exercícios de alta intensidade, seja em testes laboratoriais até a exaustão4, testes específicos a diferentes modalidades esportivas de alta intensidade5-8, e testes intermitentes de alta intensidade8,9. Meta-análises também confirmam tais efeitos10. A magnitude do aumento de desempenho varia entre 2-3% a 10-15%, dependendo do tipo de atividade. Via de regra, os maiores benefícios ocorrem em atividades em que a acidose é mais acentuada, o que é particularmente verdadeiro no caso dos exercícios intermitentes de alta intensidade. Em exercícios contínuos, estudos mostram que aqueles com duração entre 60 s e 5 min são os que mais provavelmente serão beneficiados pelo uso de bicarbonato de sódio.



 



Sem benefícios para exercícios de endurance



Como se poderia esperar, a ingestão de bicarbonato de sódio não melhora o desempenho em exercícios de endurance11, como é o caso de provas de longa duração. Isso porque a intensidade nesse tipo de atividade é moderada (por mais exaustivo/cansativo que seja) e, portanto, a participação dos sistemas anaeróbios (mais especificamente de uma via metabólica denominada glicolítica – os ácidos se acumulam quando essa via é ativada) é bastante pequena. Não havendo acúmulo de ácidos nos músculos, não há como um agente tamponante como o bicarbonato exercer qualquer efeito de melhora do desempenho.



 



Sem benefícios para exercícios típicos da musculação



O raciocínio é lógico e faz sentido: o treino de força típico é composto por múltiplas séries de alta intensidade, com alguma ativação da via glicolítica e, por conseguinte, acúmulo de ácidos. Logo, o uso de bicarbonato de sódio poderia aumentar o número de repetições realizadas em cada série, aumentando o volume de treino e as respostas de força e hipertrofia ao treinamento. Contudo, os estudos não mostram nenhum efeito do consumo de bicarbonato de sódio no número de repetições em séries típicas da musculação12,13. É muito improvável que haja qualquer efeito sobre as respostas de força e hipertrofia. Provavelmente, o desempenho nas séries da musculação não é limitado pela acidose intramuscular, o que pode explicar a falta de efeitos sobre o desempenho.



 



Ingestão aguda, sim. Uso crônico, não.



O bicarbonato de sódio só teria algum efeito em longo prazo na força ou hipertrofia se consumido cronicamente (assumindo que ele melhora o desempenho em uma sessão de treino - o que, reforço, parece não acontecer). O uso para hipertrofia implicaria em consumo quase que diário de bicarbonato de sódio antes de cada sessão de treino. Como discutirei no próximo post, as altas doses necessárias para que o bicarbonato de sódio seja efetivo são praticamente proibitivas para seu consumo crônico. Portanto, não pense o bicarbonato de sódio como uma estratégia para ser usada em treinos. Ao contrário, um uso mais racional seria apenas em competições pontuais, após avaliação criteriosa sobre riscos e benefícios.



 



Não perca o próximo post! 



No próximo post, mais informações sobre como é feita a suplementação de bicarbonato de sódio, quais seus problemas e quais seriam potenciais soluções.



 



Um abraço e até a próxima!



 



Prof. Dr. Guilherme Artioli



 



 Referências



1. E. P. Debold, S. E. Beck, and D. M. Warshaw. Effect of low pH on single skeletal muscle myosin mechanics and kinetics. Am J Physiol Cell Physiol. 2008 Jul; 295(1): C173–C179.



2. Debold EP, Fitts RH, Sundberg CW, Nosek TM. Muscle Fatigue from the Perspective of a Single Crossbridge. Med Sci Sports Exerc. 2016 Nov;48(11):2270-2280.



3. Oliveira LF, de Salles Painelli V, Nemezio K, Gonçalves LS, Yamaguchi G, Saunders B, Gualano B, Artioli GG. Chronic lactate supplementation does not improve blood buffering capacity and repeated high-intensity exercise. Scand J Med Sci Sports. 2017 Nov;27(11):1231-1239.



4. Raymer GH, Marsh GD, Kowalchuk JM, Thompson RT. Metabolic effects of induced alkalosis during progressive forearm exercise to fatigue. J Appl Physiol (1985). 2004 Jun;96(6):2050-6.



5. Price, M., P. Moss, and S. Rance. Effects of Sodium Bicarbonate Ingestion on Prolonged Intermittent Exercise. Med. Sci. Sports Exerc., Vol. 35, No. 8, pp. 1303–1308, 2003.



6. Siegler JC1, Hirscher K. Sodium bicarbonate ingestion and boxing performance. J Strength Cond Res. 2010 Jan;24(1):103-8.



7. Artioli GG, Gualano B, Coelho DF, Benatti FB, Gailey AW, Lancha AH Jr. Does sodium-bicarbonate ingestion improve simulated judo performance? Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2007 Apr;17(2):206-17.



8. Lindh AM, Peyrebrune MC, Ingham SA, Bailey DM, Folland JP. Sodium bicarbonate improves swimming performance. Int J Sports Med. 2008 Jun;29(6):519-23.



9. Tobias G, Benatti FB, de Salles Painelli V, Roschel H, Gualano B, Sale C, Harris RC, Lancha AH Jr, Artioli GG. Additive effects of beta-alanine and sodium bicarbonate on upper-body intermittent performance. Amino Acids. 2013 Aug;45(2):309-17.



10. Carr AJ, Hopkins WG, Gore CJ. Effects of acute alkalosis and acidosis on performance: a meta-analysis. Sports Med. 2011 Oct 1;41(10):801-14.



11. Stephens TJ, McKenna MJ, Canny BJ, Snow RJ, McConell GK. Effect of sodium bicarbonate on muscle metabolism during intense endurance cycling. Med Sci Sports Exerc. 2002 Apr;34(4):614-21.



12. Portington KJ, Pascoe DD, Webster MJ, Anderson LH, Rutland RR, Gladden LB. Effect of induced alkalosis on exhaustive leg press performance. Med Sci Sports Exerc. 1998 Apr;30(4):523-8.



13. Webster MJ, Webster MN, Crawford RE, Gladden LB. Effect of sodium bicarbonate ingestion on exhaustive resistance exercise performance. Med Sci Sports Exerc. 1993 Aug;25(8):960-5.







Comentários

Veja também


- Quem precisa tomar suplementos?
- A ordem dos alimentos na refeição é importante?
- E se eu tomar só creatina sem treinar, funciona?
- Ultraprocessados: qual o risco?
- Guia Alimentar Brasileira - o melhor do mundo?
- Qual a diferença entre dieta low-carb e cetogênica?
- HMB: o suplemento que promete muito, mas será que entrega?
- Dieta cetogênica e força
- Suplementos Contaminados - CUIDADO!!!
- Low-carb ou less-carb: o que é melhor?
- Dia do Nutricionista - Dia do Profissional de Educação Física
- Água com limão e seus supostos efeitos
- Low-carb mata mais?
- Leite de vaca e risco de desenvolver diabetes tipo 1
- Dieta cetogênica e performance
- O fim da omelete de claras - Olha o ovo aí de novo!!!!!!!!
- Novidades sobre o uso da beta-alanina na musculação
- Comer Intuitivo
- Ácido Fosfatídico: novo super-suplemento para hipertrofia?
- Comer Emocional
- Sleep low - estratégia para melhora de performance
- A crise da obesidade e a omissão do governo brasileiro
- Veganos e massa magra
- Dietas cetogênicas afetam o desempenho?
- A ordem do que comemos pode influenciar nossa saúde?
- Dietas veganas e deficiências nutricionais: será mesmo?
- Alimentos ultraprocessados: qual o problema?
- Bicarbonato de sódio: como suplementar
- Bicarbonato de sódio pode melhorar o desempenho
- Alimentação Infantil
- Suplementos Nutricionais: aprecie com moderação!
- Reidratar com cerveja?
- Existe algo especial nas dietas low-carb?
- Qual o melhor tipo de whey: concentrado, isolado ou hidrolisado?
- Frutose - devemos nos preocupar?
- A gordura saturada aumenta o risco cardiovascular?
- Como preparar seu intestino para os suplementos esportivos.
- Rapadura durante os treinos longos.
- Proteínas, quanto mais melhor?
- Vitamina C para gripes e resfriados? Entenda como (e se) funciona
- O atleta que consome muito café também se beneficia da suplementação de cafeína no esporte?
- Como o estresse influencia a dieta?
- Jejum Intermitente - parte 2!
- Emagrecimento. Uma caloria é só uma caloria e pronto. Será mesmo?
- Jejum Intermitente - parte 1!
- Os diferentes tipos de açúcar presente nos alimentos que muita gente não conhece.
- Alimentação infantil
- Café com óleo de côco emagrece?
- “O bom da dieta é que eu não tenho que pensar.”
- Afinal, se não é para fazer dieta, posso comer à vontade?
- Por que ler o rótulo de alimentos industrializados é tão importante? E o que devo ler?
- Atletas que tomam muito café não se beneficiam da suplementação de cafeína?
- Comedor compulivo ou impulsivo?
- O que são alimentos frescos, processados e ultraprocessados?
- Proteínas antes de dormir e hipertrofia.
- Proteínas, quanto mais melhor…será mesmo?
- Carboidratos de baixo índice glicêmico (waxy-maize e isomaltulose) são superiores aos carboidratos convencionais?
- Quanto os atletas comem?
- Amino Spiking: o bom (#SQN) e velho gato por lebre na indústria de suplementos
- Refrigerante para provas/treinos de longa duração?
- Suplementar cafeína atrapalha os efeitos da creatina?
- Índice Glicêmico - um conceito supervalorizado?
- Senhores pais, por favor, prestem atenção ao que seus filhos estão comendo!
- É preciso comer de 3 em 3 horas para ganhar massa muscular?
- Comer de 3 em 3 horas emagrece?
- Proteínas e saciedade.
- Comer de 3 em 3 horas aumenta o gasto energético?
- Alimentos com baixa caloria funcionam?
- Suplementação com Bicarbonato de Sódio
- Café da manhã, a refeição mais importante do dia ou a mais supervalorizada?
- Afinal, por que há tantas controvérsias no mundo da nutrição?
- Suplementos alimentares - como saber qual funciona?
- Leucina auxilia na hipertrofia muscular?
- O que comer no pós-treino: suplementos ou fast food??
- Carnitina aumenta a queima de gordura, mas....
- Por que paramos (ou não) de comer?
- Filme = Pipoca? Cuidado!
- Qual é o melhor óleo para cozinhar?
- Precisamos suplementar sódio durante o exercício prolongado?
- Nutrição Esportiva: de olho na resposta individual de cada atleta!
- Quem realmente precisa de isotônicos?
- Beta-alanina: o que é, como funciona e quais seus efeitos?
- Dieta da proteína, Atkins, Dukan, cetogênica...
- Barrinhas de proteínas?
- Tribulus Terrestris e as falsas propagandas de aumento de testosterona, força e massa muscular
- O papel dos carboidratos na reposição de glicogênio muscular
- Suco de beterraba e suplementação de nitrato: seguro e efetivo?
- “Correr, correr, é o melhor para poder emagrecer...” será mesmo?
- Afinal, há pontos positivos na dieta paleolítica???
- Paleo diet: a mais nova-antiga dieta da moda
- Atletas adolescentes precisam de suplementos esportivos?
- Carboidratos podem melhorar o desempenho físico, mesmo se você não os ingerir.
- Suplementação de carboidratos durante o exercício.
- Existe alimento proibido?
- Frango com batata doce?
- Qual a melhor whey protein: concentrada, isolada ou hidrolisada?
- Carboidrato e performance: "train low compete high"
- Consumo de carboidratos no pré-treino, quem precisa se preocupar?
- Carboidratos e ganho de massa muscular
- Quem precisa suplementar antioxidantes?
- Creatina, qual a melhor forma?
- Creatina antes ou depois do treino? Um novo estudo reabre a questão...
- Intervenção da Nutrição no "Medida Certa" do Fantástico
- Suplementação de proteínas e a "Janela de Oportunidade"
- Se eu não devo fazer dieta, o que eu faço?
- O que são e como funcionam (se é que funcionam...) os suplementos “pré-treino”?
- Suplementação de carboidratos: alimento ou suplemento?
- Com culote ... "sans culotte"
- Radicais livres: combatê-los ou não combatê-los?
- Suco de beterraba para “nitrar” seu treino!
- Frutose: devemos nos preocupar?
- Guia Alimentar para a População Brasileira: o guia que acertou em cheio e conquistou o mundo!
- Suplementação de proteínas e emagrecimento
- Comida vicia?
- Suplementação de arginina e citrulina melhoram o desempenho?
- Para ganhar mais massa magra, devo comer de 3 em 3 horas?
- Bifinho para ficar fortinho!
- Suplementação de proteínas e exercícios de endurance: além da hipertrofia muscular
- Comer de 3 em 3 horas ... porque mesmo?
- Suplementação de creatina: tem que fazer “carregamento”?
- Suplementação de glutamina e intestino: para quem?
- BCAAs para corredores e maratonistas: mais um caso de desperdício de dinheiro?
- Perigo: suplemento contaminado!
- BCAAs e Treinamento de Força
- Se um alimento pode dar alergia, o melhor é evitá-lo? Não.
- Vale a pena suplementar glutamina?
- Ciência Informa responde: Comer salada antes da refeição faz com que eu coma menos?
- Frutinhas milagrosas: qual o real benefício do goji berry?
- Nos alimentamos de nutrientes ou comida?
- Suplementos de Vitaminas e Minerais engordam?
- Chá verde, chá branco e chá oolong realmente emagrecem?
- Treinamento concorrente: mais uma aplicação da suplementação de creatina
- Termogênicos (Parte 3): o que esperar da cafeína?
- Termogênicos parte 2: A falha lógica das substâncias termogênicas
- Dietas Restritivas: Detox….desintoxicar o que?
- Ciência Informa Responde: maltodextrina
- Termogênicos parte I: carnitina como fat burner
- Suplementação de HMB: muito bom para ser verdade?
- Alimentos diet e light funcionam?
- Em excesso, até água faz mal!
- O que os suplementos realmente podem fazer por você?
- Proteína para que te quero - Parte 5: Suplementação de proteínas para idosos
- Carboidrato e Peso Corporal
- Quais os riscos da suplementação com beta-alanina?
- Proteína para que te quero - Parte 4: A JANELA DE OPORTUNIDADE e a suplementação de proteínas
- A desidratação realmente piora o desempenho esportivo?
- Proteína para que te quero - Parte 3: A fonte de proteína faz a diferença? Qual a melhor fonte proteica?
- Beta-alanina para quem?
- Proteína para que te quero - Parte 2
- Alimentação é uma simples questão de escolha?
- Proteína para que te quero - Parte 1
- Beta-alanina: o que é e o que faz esse novo suplemento?
- Quer emagrecer? Fuja das dietas...
- Suplementação de creatina: antes ou após o treino?
- Sem Glúten ou Com Glúten?
- Carboidrato à noite engorda?
- Até tu, adoçante?



Busca

Receba Atualizações

Envia sua sugestão de temas


Nossos Colaboradores

Prof. Bruno Gualano, PhD
Prof. Associado da Universidade de São Paulo

Profa. Desire Coelho, PhD
Nutricionista Clínica e Esportiva

Profa. Fabiana Benatti, PhD
Professora Doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp

Prof. Guilherme Artioli, PhD
Prof. Dr. da Universidade de São Paulo

Prof. Hamilton Roschel, PhD
Prof. Dr. da Universidade de São Paulo