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10 de novembro de 2014

Nutrição

Quais os riscos da suplementação com beta-alanina?

A beta-alanina é um suplemento seguro, mas se consumida de forma errada, pode causar uma desagradável coceira e formigamento na pele. Entenda porque isso acontece, e como evitar esse efeito indesejável.



A beta-alanina, conforme já discutido nos posts anteriores, é um dos suplementos mais efetivos para melhorar o desempenho em atividades de alta intensidade. Por isso mesmo, cada vez mais pessoas estão utilizando a beta-alanina e, caso não se tomem alguns cuidados simples, um efeito indesejado muito particular pode aparecer: a coceira.

O termo correto que descreve esse efeito indesejado da
beta-alanina é parestesia, e muitos a descrevem como uma sensação de coceira ou
formigamento na pele que aparece de forma generalizada.



O que explica isso é o fato da beta-alanina também ter
função de neurotransmissor. Ela é considerada um neurotransmissor secundário e,
em algumas regi√Ķes do sistema nervoso, ela pode ser encontrada em baixas
concentra√ß√Ķes. No entanto, a beta-alanina liga-se a termina√ß√Ķes nervosas
sensitivas da pele, causando a parestesia. Uma vez que a quantidade de
beta-alanina no sangue é muito próxima de zero, não sentimos parestesia em
condi√ß√Ķes normais. Contudo, quando ingerimos uma dose de beta-alanina, h√° um
aumento da quantidade de beta-alanina no sangue, e tal aumento pode causar
parestesia.



A parestesia est√° unicamente relacionada ao aumento das
concentra√ß√Ķes de beta-alanina no sangue. Cerca 1-2 horas ap√≥s a ingest√£o, a
concentração de beta-alanina retorna a valores baixos e, dessa forma, a
parestesia para. √Č importante mencionar que, apesar de ser uma sensa√ß√£o
desagrad√°vel, especialmente se muito intensa, a parestesia n√£o representa
riscos √† sa√ļde. Na verdade, diversos estudos mostram que a beta-alanina √© um
suplemento seguro, e que seu consumo, mesmo em longo prazo, n√£o altera
par√Ęmetros cl√≠nicos de sa√ļde.



Evitar a parestesia é fácil: basta controlar o tamanho do
aumento das concentra√ß√Ķes de beta-alanina no sangue ap√≥s sua ingest√£o. Isso √©
facilmente conseguido utilizando doses mais baixas e respeitando as doses que
s√£o resultam em parestesia. Seu nutricionista certamente saber√° orient√°-lo(a)
quanto ao modo correto de suplementar com beta-alanina.



Até a próxima!



Guilherme Artioli - Blog Ciência Informa

www.cienciainforma.com.br







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Prof. Dr. da Universidade de S√£o Paulo