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19 de novembro de 2014

Nutrição

O que os suplementos realmente podem fazer por você?

Será que existe justificativa para o uso tão exagerado de suplementos que vemos hoje nas academias? Embora muitos consumidores acreditem obter ganhos extraordinários, a ciência mostrar de forma contundente que os efeitos dos suplementos são meramente marginais. Se você não é um atleta, investir seus esforços em suplementos de efeitos desprezíveis pode não ser uma boa estratégia. Afinal, o que realmente funciona bem é o treinamento físico e a alimentação.


Vá a uma academia qualquer e conte quantas pessoas estão agitando suas “coqueteleiras”. Aposto que serão muitas. O consumo de suplementos alimentares é inexplicavelmente alto entre atletas e praticantes de exercício. É o que mostram inúmeros levantamentos, realizados tanto no Brasil como em outros países, como este aqui. Muitas pessoas consomem mais do que um suplemento, e a maioria decide consumi-los por conta própria ou pelo aconselhamento de amigos, do treinador e até mesmo de vendedores nas diversas lojas de suplementos espalhadas pelo país. Mas será que existe justificativa para esse uso tão exagerado?


Sempre que alguém te sugerir um suplemento qualquer, pergunte-se: eu consigo obter isso via alimentação? Se a resposta for sim, então não há motivos para suplementar. Exatamente por esse motivo, o consumo de alguns dos mais populares suplementos, como é o caso das proteínas, não é necessário. Claro, nas exceções em que o consumo proteico via dieta é incorrigivelmente deficiente, a suplementação pode implicar em benefícios importantes, como já discutido em uma série de posts específicos sobre o assunto. Entretanto, obter os nutrientes por meio dos alimentos é, além de mais prazeroso, mais nutritivo, pois, diferente dos suplementos, os alimentos contêm vários nutrientes. Tratar o uso de suplementos como solução fácil para uma alimentação inadequada não é uma prática saudável, tampouco nutricionalmente correta. O seu uso deve sempre fazer parte de um contexto alimentar, onde a “suplementação” de um determinado nutriente se faça, de fato, necessária.


Outra questão a ser considerada é o real efeito que os suplementos têm sobre o desempenho. Embora muitos usuários atribuam resultados quase milagrosos a suplementos, sem mencionar as promessas impossíveis que indústria faz em seus rótulos e propagandas, os estudos científicos são quase unânimes em mostrar que os suplementos promovem efeitos meramente marginais (claro, refiro-me apenas àquela minoria de suplementos que realmente funcionam; para os demais suplementos, não há qualquer efeito), com ganhos de desempenho que dificilmente ultrapassam 5-10%. Quem realmente se beneficia de ganhos assim pequenos? Atletas de alto rendimento, sim, sem dúvidas. Para eles, ganhos pequenos podem significar a diferença entre a última posição e a medalha de ouro. Mas será que para aquele(a) frequentador(a) de academia, o investimento em suplementos vale a pena? Provavelmente não. O que realmente tem efeito e faz diferença é treinar bem e alimentar-se bem. Os benefícios dos suplementos não se comparam, nem de longe, aos benefícios do treinamento e da alimentação.


Portanto, se você não é um atleta que compete em alto nível, não invista seus esforços (e seu dinheiro!) em suplementos de efeitos desprezíveis. Duvide de relatos muito apaixonados sobre esse ou aquele suplemento e consulte sempre um profissional de confiança. A melhor dica? Foque-se em aproveitar o máximo de seu treino e de sua alimentação.


Nos próximos posts discutiremos os (reais) efeitos dos mais populares suplementos disponíveis no marcado.


Até a próxima!


Guilherme Artioli - Blog Ciência Informa

www.cienciainforma.com.br







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Prof. Dr. da Universidade de São Paulo