Home Nutrição Exercícios Saúde Quem Somos A que viemos Contato

14 de agosto de 2017

Exercícios


Lactato, o vilão que se tornou um possível aliado do desempenho?

Muito se fala que ele é o responsável pela fadiga e pelas dores musculares, queimação nos músculos e câimbras. Será?

Veja mais...


27 de julho de 2017

Exercícios


Bioimpedância é um bom método para avaliar composicão corporal?

Saiba que este método pode até ser útil mas para isso é preciso tomar MUITOS cuidados senão ela pode atrapalhar e você ainda vai pagar caro por isso! Esse é o tema do vídeo de hoje com o Prof. Dr. Bruno Gualano e a Desire Coelho.

Veja mais...


25 de julho de 2017

Exercícios


CrossFit: os riscos compensam os benefícios?

O CrossFit é a nova febre das academias. Trata-se de um treinamento de tipo militar realizado normalmente em circuito, que mescla exercícios de força e de resistência aeróbia, geralmente em alto volume e até a fadiga. Os potenciais benefícios incluem ganhos de força, massa muscular, resistência aeróbia, equilíbrio e propriocepção. A desvantagem: um número altíssimo de lesões.

Veja mais...


18 de maio de 2017

Exercícios


Crossfit aumenta o risco de lesão?

Essa modalidade ganhou. muita popularidade nos últimos anos e, como tudo que vira moda, veio acompanhada de muita polêmica. A principal delas é que o crossfit aumenta, e muito, a chance de lesões. Hoje os Profs. Drs. Bruno Gualano e Hamilton Roschel comentam mais sobre esse tema.

Veja mais...


11 de abril de 2016

Exercícios


Tem alguma doença reumática? Então faça exercício físico!

Por muitos anos o exercício físico foi estritamente proibido a pacientes com doenças reumáticas, sobretudo as inflamatórias (e.g., artrite reumatoide, lúpus, miopatias inflamatórias, espondilites, etc.). Isso, pois acreditava-se que o exercício pudesse exacerbar o processo inflamatório e, assim, piorar a doença. Contudo, hoje sabemos que o exercício não apenas é seguro, mas também extremamente benéfico, levando à melhora de diversos sintomas clínicos, da qualidade de vida e do risco cardiovascular destes pacientes. Para saber mais, não perca o post de hoje!

Veja mais...


13 de marÇo de 2017

Exercícios


Esporte não é “saúde”...mas será que é “doença”?

Sabemos que a prática de algumas modalidades esportivas, especialmente em alto nível, pode trazer riscos à saúde. Mas será que o esporte pode ser mais perigoso que a falta de atividade física?

Veja mais...


20 de fevereiro de 2017

Exercícios


Como o exercício físico previne câncer de mama?

Há cerca de um ano, escrevi um post sobre um estudo dinamarquês que mostrava que o exercício aeróbio era capaz de diminuir a incidência e o tamanho de tumores em ratinhos inoculados com células cancegírenas. Agora, em um recente estudo, este mesmo grupo mostrou que, pelo menos no câncer de mama, os efeitos do exercício físico parecem ser agudos e não crônicos; isto é, os efeitos “anti-câncer” parecem ocorrer após cada sessão de exercício. Como eles descobriram isso? Explico no post de hoje.

Veja mais...


12 de dezembro de 2016

Exercícios


Sobre a tara em se reduzir o dano muscular induzido pelo exercício...

Ao se deparar com o título você deve estar confuso. Concordo! É preciso contextualização...então vamos lá!

Veja mais...


08 de novembro de 2016

Exercícios


HIIT QUEIMA MAIS GORDURA DO QUE EXERCÍCIOS AERÓBIOS... OU NÃO!

Sessões curtas de exercícios intervalados de alta intensidade têm ganhado muita popularidade nos últimos anos. A grande vantagem do HIIT está no tempo: enquanto sessões de exercícios aeróbios contínuos costumam durar 30 minutos ou mais, as de HIIT normalmente duram menos do que 15-20 minutos. Estudos têm mostrado que essa modalidade de treino é efetiva em melhorar a composição corporal e reduzir o risco para doenças cardiometabólicas. Embora sua efetividade para o emagrecimento seja semelhante à dos exercícios aeróbios, alguns estudos mostram ligeira superioridade do HIIT. Um dos argumentos mais recorrentes para essa suposta superioridade reside no aumento da oxidação de gorduras no período pós-treino. No entanto, evidências recentes põem em xeque esse conceito.

Veja mais...


28 de setembro de 2016

Exercícios


Exercícios aeróbios não matam, não engordam, e não causam diabetes

Pouco tempo atrás, circularam alguns posts pela internet afirmando que o exercício aeróbio engordava. De tempos em tempos, aparecem e reaparecem mensagens sugerindo que o exercício (independente da modalidade e intensidade) não é uma boa ferramenta para tratamento da obesidade. Mais recentemente, ganharam muita repercussão textos afirmando que o treinamento aeróbio poderia causar diabetes, e outros sugerindo que treinamento aeróbio poderia aumentar a mortalidade. Apesar desses textos normalmente serem “recheados” de termos difíceis, vias bioquímicas, eventos moleculares e supostos “fatos” científicos, tais ideias não passam de grandes bobagens. Com intuito de combater esses mitos que estão sendo criados e que se espalham rapidamente entre profissionais e formadores de opinião, o texto de hoje traz alguns fatos que contestam a ideia de que o treinamento aeróbio possa predispor ao diabetes, reduzir a sensibilidade à insulina ou aumentar a mortalidade.

Veja mais...


04 de agosto de 2016

Exercícios


Dano muscular e hipertrofia: será o fim do "no pain, no gain"?

Quem nunca sentiu aquela dorzinha muscular após uma sessão de musculação? A dor muscular tardia ocorre porque o treino de força provoca microlesões na ultraestrutura muscular. Um dos grandes paradigmas da ciência do treinamento diz que a hipertrofia muscular depende destas tais microlesões, o que impulsionou bordões conhecidíssimos como o "no pain, no gain" (tradução livre: "sem dor, sem ganho"). Entretanto, isso não parece ser totalmente verdadeiro. Assista o vídeo de hoje e saiba o porquê.

Veja mais...


25 de julho de 2016

Exercícios


Quer dizer que a atividade física não funciona para reduzir o peso corporal? Hora de colocar alguns pingos nos “is”...

As mudanças de paradigmas não são exatamente novidades nas áreas de nutrição e atividade física. A bola da vez? A relativamente baixa eficácia do treinamento físico na perda de peso corporal. Há por aí quem já descarte a atividade física como ferramenta de controle de peso corporal, acusando de charlatões aqueles que ainda se atrevem a recomendá-la. Hora de enterrar velhos conceitos ou revisitá-los com mais atenção?

Veja mais...


18 de julho de 2016

Exercícios


O mito das dietas low-carb e o papel da insulina no emagrecimento

Após a moda das dietas low-fat na década de 90, as dietas low-carb chegaram com força no início dos anos 2000 e ainda hoje têm muitos adeptos. Aqueles que as defendem (normalmente, com unhas e dentes!), argumentam que essas dietas seriam efetivas principalmente por levar à menor secreção do hormônio insulina, principal hormônio controlador do armazenamento de gordura corporal. Mas, apesar da teoria (até certo ponto) plausível, faltavam as evidências científicas. Em 2015 essas evidências apareceram e não foram nada favoráveis à “teoria da insulina” ...

Veja mais...


26 de maio de 2016

Exercícios


A atividade física ideal!

Corrida, caminhada, musculação, cross-fit, hidroginástica, pilates...qual a atividade ideal? No vídeo de hoje, confira o que há de errado com modalidades "enlatadas" de atividade física, que deveriam servir para todos.

Veja mais...


25 de abril de 2016

Exercícios


“Disseram que eu não posso fazer atividade física...”

Que a atividade física traz inúmeros benefícios à saúde ninguém mais duvida. No entanto, é muito comum as pessoas comentarem que, por algum motivo, foram impedidas de fazer atividade física. Será que existem tantos fatores assim que impedem uma pessoa de ser fisicamente ativa?

Veja mais...


29 de fevereiro de 2016

Exercícios


Quando devo aumentar a carga de treinamento?

Certamente você já reparou, ou foi vítima, de programas de treinamento “enlatados”, nos quais a progressão da carga era determinada a priori e de forma independente do seu real progresso. O post de hoje discute formas alternativas de controle da progressão da carga de treinamento.

Veja mais...


15 de fevereiro de 2016

Exercícios


Esclarecimentos sobre “exercício aeróbio engorda” e “exercício aeróbio não emagrece”.

Recentemente, fui surpreendido por alguns textos em que se afirmava que o “exercício aeróbio engordava”. Outros diziam que “exercício aeróbio não emagrecia”. Embora eu entenda o ponto que seu autor quer fazer, tais afirmações são conceitualmente erradas, bastante imprecisas e, pior, podem levar as pessoas a conclusões equivocadas sobre a eficácia do treinamento aeróbio e sobre o próprio processo de ganho-perda de peso e emagrecimento.

Veja mais...


01 de fevereiro de 2015

Exercícios


Treinar em jejum: bom, ruim ou depende?

Condenado por muitos profissionais, mas indicado por outros. Afinal quais as vantagens e desvantagens de se treinar em jejum?

Veja mais...


11 de dezembro de 2015

Exercícios


Por que entramos em fadiga?

Saiba mais no vídeo de hoje com os Profs. Guilherme Artioli e Hamilton Roschel

Veja mais...


16 de novembro de 2015

Exercícios


Quanto maior a carga, maior o ganho de massa muscular...certo?! Ou não?

Intuitivamente, é natural fazermos uma analogia direta entre a magnitude da carga levantada e o ganho de massa muscular, não é verdade?! Neste sentido, parece incomum, para a maioria, conceber a ideia de que é possível obter ganhos significantes de massa muscular utilizando cargas mais baixas. O post de hoje trata deste assunto...

Veja mais...


29 de outubro de 2015

Exercícios


HIIT - Treino Intervalado de Alta Intensidade, parte 2.

Hoje abordaremos qual a segurança do HIIT para diferentes populações. Será que os benefícios superam os riscos? Assista ao nosso vídeo,

Veja mais...


22 de outubro de 2015

Exercícios


HIIT - Treino Intervalado de Alta Intensidade

O HIT - treinamento de alta intensidade e intervalado - tem ganho muitos adeptos nos últimos anos. A vantagem? Todos os benefícios do exercício contínuo de menor intensidade, com um gasto de tempo muito menor. Nosso vídeo semanal traz as últimas novidades sobre esse modelo de exercício, com destaque a seu importante papel na queima de gordura.

Veja mais...


09 de outubro de 2015

Exercícios


Lactato: de causador da fadiga a aliado do desempenho.

Por muitos anos, o lactato foi considerado o grande vilão da fadiga muscular. No entanto, a ciência não mais tem essa visão sobre esse importante produto do nosso metabolismo. Por indicar o quanto de energia seus músculos produziram utilizando o metabolismo "anaeróbio", mais lactato pode, em muitos casos, significar melhor desempenho.

Veja mais...


06 de agosto de 2015

Exercícios


Queimar gordura somente após 20 minutos de aeróbio?

No video de hoje os Profs. Guilherme Artioli e Bruno Gualano comentam sobre um conceito muito difundido na área da atividade física: será que nosso corpo só começa a queimar gordura após 20min de treino?

Veja mais...


27 de julho de 2015

Exercícios


Overtraining: O que, de fato, é isso?

Sessões repetidas de treino intenso tipicamente resultam em um acúmulo de fadiga que torna a realização de um esforço considerado trivial, numa situação normal, difícil de ser realizado. - É o tal do overtraining; dirá alguém numa conversa entre amigos.

Veja mais...


20 de julho de 2015

Exercícios


Percentual ou distribuição de gordura corporal: qual o melhor preditor de risco cardiovascular?

No meu último post, escrevi sobre os diversos problemas do uso do IMC na prática clínica para avaliação do risco cardiovascular, principalmente pela sua incapacidade de diferenciar massa gorda de massa magra e de avaliar a distribuição de gordura corporal. Diante disso, é natural assumirmos que a avaliação destes parâmetros forneça bons indicativos do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas será que há ferramentas adequadas para essas avaliações? Será que elas podem, de fato, ser utilizadas como preditoras de risco?

Veja mais...


25 de maio de 2015

Exercícios


Resposta hormonal ao exercício de força e aumento de massa muscular: Qual a relação entre eles?

Alvo da maioria dos indivíduos engajados em treinamento de força, o aumento da massa muscular em resposta à musculação é frequentemente associado com a capacidade do exercício em aumentar as concentrações de hormônios anabólicos circulantes. Mas será que há mesmo relação entre as duas coisas? O post de hoje trata do assunto. Clique para saber mais.

Veja mais...


15 de maio de 2015

Exercícios


Cortar peso é prejudicial ao lutador?

Estamos acostumados a ver lutadores "lutando contra a balança" às vésperas de suas lutas. Em tentativas desesperadas de bater o peso de suas categorias, eles usam os mais diversos métodos de "emagrecimento" rápido: não beber líquidos, treinar em saunas, fazer jejum, tomar laxantes e treinar com roupas de plástico, para mencionar apenas alguns deles. Mas será que essa prática prejudica o desempenho? E quais os efeitos disso sobre a saúde dos atletas?

Veja mais...


27 de abril de 2015

Exercícios


Treinamento de força com oclusão vascular: O que é e para quem serve?

Criado no Japão a partir de iniciativas empíricas de um entusiasta, o treinamento de força associado à oclusão vascular tem ganhado respaldo científico nos últimos anos. Contudo, questões importantes ainda são desconhecidas pela maioria. Começaremos uma discussão sobre estes pontos no post de hoje.

Veja mais...


25 de marÇo de 2015

Exercícios


Quem faz musculação fica baixinho?

O treinamento de força para crianças é envolto de mitos e preconceitos. É muito comum que profissionais da saúde proíbam atividades de força para crianças e adolescentes, para evitar prejuízos no crescimento. Afinal, quem faz musculação fica baixinho?

Veja mais...


23 de marÇo de 2015

Exercícios


Quando um gêmeo se exercita e o outro … não.

Muitas pessoas quando começam a se manter mais ativas logo desistem caso não observem resultados fascinantes como veem diariamente nas mídias sociais em fotos de ANTES e DEPOIS. Elas acham ou que os efeitos são sutis demais (e não valem a pena o esforço) ou que não respondem à ele. Esse pode ser um exemplo no qual “a pressa é inimiga da perfeição”.

Veja mais...


20 de marÇo de 2015

Exercícios


Testes de DNA para detecção de talentos no esporte: cedo demais para ser verdade?

A cena pode lembrar filmes de ficção científica, mas acreditem: já existem empresas que vendem testes genéticos para crianças cujos pais anseiam a glória esportiva (para os filhos, claro). Cientistas paramentados com avental, luvas e um arsenal completo de acessórios gentilmente raspam a boca de crianças, coletando suas células. Ao levá-las ao laboratório, eles conseguem, utilizando métodos relativamente simples, isolar o material genético contido em seus núcleos. O objetivo? Identificar genes que predizem o sucesso em esportes de força e potência, ou de resistência aeróbia. Seria ótimo se fosse assim tão simples. Mas pode ser trágico.t

Veja mais...


16 de marÇo de 2015

Exercícios


2 mitos sobre o uso “seguro” de esteroides anabolizantes

Há dois grandes mitos sobre a segurança do uso abusivo de esteroides anabolizantes. O primeiro diz respeito à suposta ausência de evidências científicas que comprovem que o uso dessas substâncias é nocivo à saúde. O segundo refere-se à falácia de que usuários de esteroides anabolizantes estão “protegidos” quando são acompanhados por profissionais que prescrevem (ilegalmente) essas drogas.

Veja mais...


10 de fevereiro de 2015

Exercícios


CrossFit: os riscos compensam os benefícios?

O CrossFit é a nova febre das academias. Trata-se de um treinamento de tipo militar realizado normalmente em circuito, que mescla exercícios de força e de resistência aeróbia, geralmente em alto volume e até a fadiga. Os potenciais benefícios incluem ganhos de força, massa muscular, resistência aeróbia, equilíbrio e propriocepção. A desvantagem: um número altíssimo de lesões.

Veja mais...


28 de janeiro de 2015

Exercícios


Treinamento intervalado para crianças: uma alternativa possível

Em tempos de popularização massiva de tablets e video games aliada à crescente insegurança nas ruas das grandes cidades, é cada vez mais visível a diminuição dos níveis de atividade física praticados pelas crianças. As consequências da inatividade física são múltiplas, e muitas já foram aqui discutidas. Hoje discutiremos sobre uma forma alternativa de se promover a prática de atividade física em crianças.

Veja mais...


09 de janeiro de 2015

Exercícios


Ciência InForma responde: É importante variar os exercícios no treino de musculação?

É provável que você já deva ter se perguntado por que aquele colega de academia muda tanto os exercícios de musculação para um mesmo grupo muscular. O assunto de hoje é a importância (ou não) de se variar os exercícios durante um programa de treinamento de força. Quer saber mais? Leia o post a seguir...

Veja mais...


05 de janeiro de 2015

Exercícios


“Eu até tento, mas não “respondo” ao exercício...”

Quantas vezes já ouvimos alguém dizendo que desistiu de tentar levar uma vida fisicamente ativa, pois não “respondia” ao exercício? Mas será que uma pessoa que se exercita pode ter uma “resposta” fisiológica simplesmente nula?

Veja mais...


17 de novembro de 2014

Exercícios


Exercício em jejum: Fazer ou não fazer, eis a questão (Parte 3)

Muitas pessoas acreditam que fazer exercicio em jejum prejudica o desempenho. Verdade ou mito?

Veja mais...


03 de novembro de 2014

Exercícios


Exercício em jejum: Fazer ou não fazer, eis a questão (Parte 2)

Fazer exercício em jejum gera perda de massa muscular?? Esta é uma dúvida comum entre profissionais e praticantes de atividade física. Na parte 2 da série de posts sobre exercício em jejum, discutiremos os efeitos desta prática sobre a massa muscular.

Veja mais...


29 de outubro de 2014

Exercícios


O fisiculturismo como um estilo de vida saudável?

O "fisiculturismo como estilo de vida" é a nova moda que promete a conquista do corpo perfeito, e que tem ganho um crescente número de adeptos. No entanto, os riscos associados a essa prática são diversos e precisam ser considerados.

Veja mais...


20 de outubro de 2014

Exercícios


Exercício em jejum: Fazer ou não fazer, eis a questão (Parte 1)

Se eu fizer exercício em jejum vou “queimar” mais gordura? Vou emagrecer mais? Vou “perder” mais massa muscular?  Vai atrapalhar meu rendimento no treino? Diversas são as dúvidas acerca deste tema. Afinal, o que é verdade e o que é mito?

Veja mais...


06 de outubro de 2014

Exercícios


Quando chega a "conta" do sedentarismo?

Que o estilo de vida sedentário provoca inúmeros prejuízos à saúde, reduz a qualidade de vida e predispõe à mortalidade não é grande novidade para mais ninguém. Mas quanto tempo seria necessário para que os efeitos indesejáveis do sedentarismo passassem a se manifestar? Algum palpite? Décadas, anos, meses? Acreditem: dias

Veja mais...


01 de outubro de 2014

Exercícios


Exercício sem dieta emagrece?

Muitas pessoas questionam a capacidade do exercício por si só em promover a perda de peso e de gordura corporal. Será que é possível emagrecer apenas fazendo exercício físico? SIM!

Veja mais...


29 de setembro de 2014

Exercícios


Treinamento de força para todos

Até pouco tempo atrás o exercício mais recomendado para os idosos era a hidroginástica, mas hoje em dia já há evidências suficientes que demonstram que o lugar deles é na sala de musculação.

Veja mais...


22 de setembro de 2014

Exercícios


Lactato: amigo ou vilão do desempenho?

Lactato: amigo ou vilão do desempenho? Muito se fala que ele é o responsável pela fadiga e pelas dores musculares, queimação nos músculos e câimbras. Será?

Veja mais...


18 de setembro de 2014

Exercícios


Sobre o milagre das pílulas do exercício

De tempos em tempos aparece uma nova promessa de medicamento que substituiria a prática regular de exercícios físicos. Mas você acha que isso é (ou será) possível?

Veja mais...


Busca

Receba Atualizações

Envia sua sugestão de temas


Nossos Colaboradores

Prof. Bruno Gualano, PhD
Prof. Associado da Universidade de São Paulo

Profa. Desire Coelho, PhD
Nutricionista Clínica e Esportiva

Profa. Fabiana Benatti, PhD
Pós-Doutora na Universidade de São Paulo (USP)

Prof. Guilherme Artioli, PhD
Prof. Dr. da Universidade de São Paulo

Prof. Hamilton Roschel, PhD
Prof. Dr. da Universidade de São Paulo