Home Nutri√ß√£o Exerc√≠cios Sa√ļde Quem Somos A que viemos Contato

22 de setembro de 2014

Exercícios

Lactato: amigo ou vil√£o do desempenho?

Lactato: amigo ou vil√£o do desempenho? Muito se fala que ele √© o respons√°vel pela fadiga e pelas dores musculares, queima√ß√£o nos m√ļsculos e c√Ęimbras. Ser√°?



Dores musculares, queimação nos
m√ļsculos, c√Ęimbras. Essas s√£o manifesta√ß√Ķes comuns entre aqueles que treinam
muito, praticam exercícios intensos ou, às vezes, exageram no dose de
exerc√≠cio. Ao se perguntarem porque sentem essas sensa√ß√Ķes desconfort√°veis, as
pessoas geralmente pensam em um vil√£o: o lactato.



O lactato muscular, subst√Ęncia naturalmente produzida em grandes quantidades pelo
m√ļsculo durante o exerc√≠cio de alta intensidade como produto do metabolismo
energético, foi por muito tempo apontado como um dos grandes causadores da
fadiga. No entanto, esse paradigma começou a mudar a partir dos anos 2000 e,
atualmente, existem boas evidências de que o lactato não apenas não causa fadiga como também é
importantíssimo para manter o exercício de alta intensidade. Um bom exemplo da
import√Ęncia da produ√ß√£o de lactato para o exerc√≠cio s√£o os raros casos de
pessoas com deficiência inata de uma enzima chamada lactato desidrogenase, ou
simplesmente LDH. Essa enzima é responsável pela produção de lactato nos
m√ļsculos e, caso a pessoa n√£o possua tal enzima, ela tamb√©m n√£o produzir√°
lactato. Se o lactato, pois, fosse realmente causa de fadiga e prejudicial para
o desempenho, pessoas com deficiência de LDH teriam uma grande vantagem ao
realizar exercícios. No entanto, o que se observa é justamente o contrário. Um
dos principais sintomas dessa grave doen√ßa gen√©tica √© a intoler√Ęncia ao esfor√ßo
físico.



Mais
recentemente, alguns pesquisadores começaram a testar se a suplementação de
lactato seria uma boa maneira de aumentar a capacidade tamponante (isto é, a
capacidade de neutralizar os ácidos produzidos durante o exercício). Por mais
paradoxal que pareça, o lactato, antigamente responsabilizado pela acidose
muscular durante o exercício, agora vem sendo estudado justamente como agente
capaz de atenuá-la. O mais interessante é que ingerir lactato realmente aumenta
a reserva tamp√£o do sangue. N√£o que o lactato em si seja um tamp√£o, mas durante
sua metabolização ocorre uma redução da quantidade de ácidos no organismo. Por
consequência, ocorre também um aumento da quantidade de bicarbonato no sangue,
o principal tampão sanguíneo. Em tempo, aumentar bicarbonato no sangue é um dos
meios mais eficientes de neutralizar mais ácidos durante o exercício e retardar
a fadiga muscular.



Todavia,
esse aumento no bicarbonato sanguíneo proporcionado pela suplementação de
lactato parece n√£o ser grande o suficiente para retardar a fadiga e promover
melhoras no desempenho. Pelo menos é o que mostrou um estudo de nosso
laboratório
. Outros estudos dividem-se ao mostrar nenhum efeito, efeito
muito discreto, ou impressionantes 17% de aumento no tempo até atingir a
fadiga. Enquanto a literatura não esclarece se ingerir lactato é, de fato,
capaz de retardar a fadiga e melhorar o desempenho, vale a lição maior que eles
nos deixam: o lactato, definitivamente, não é inimigo do atleta.


Guilherme G Artioli


Para saber mais:



Gladden, LB. Lactate metabolism:
a new paradigm for the third millennium. J Physiol. Jul 1, 2004; 558(Pt 1):
5¬Ė30.



Robergs RA, Ghiasvand F, Parker
D. Biochemistry of exercise-induced metabolic acidosis. Am J Physiol Regul
Integr Comp Physiol. 2004 Sep;287(3):R502-16.



Painelli Vde S, da Silva RP, de
Oliveira OM Jr, de Oliveira LF, Benatti FB, Rabelo T, Guilherme JP, Lancha AH
Jr, Artioli GG. The effects of two different doses of calcium lactate on blood
pH, bicarbonate, and repeated high-intensity exercise performance. Int J Sport
Nutr Exerc Metab. 2014 Jun;24(3):286-95. doi: 10.1123/ijsnem.2013-0191. Epub
2013 Nov 25.



Camila Lemos Pinto, Vitor de
Salles Painelli, Antonio Herbert Lancha Junior, Guilherme Giannini Artioli.
Lactato: de causa da fadiga a suplemento ergogênico? Revista Brasileira de
Ciência e Movimento, Vol. 22, No 2 (2014).







Coment√°rios

Veja também


- Lactato, o vilão que se tornou um possível aliado do desempenho?
- Bioimped√Ęncia √© um bom m√©todo para avaliar composic√£o corporal?
- CrossFit: os riscos compensam os benefícios?
- Crossfit aumenta o risco de les√£o?
- Tem alguma doença reumática? Então faça exercício físico!
- Esporte n√£o √© ¬ďsa√ļde¬Ē...mas ser√° que √© ¬ďdoen√ßa¬Ē?
- Como o exerc√≠cio f√≠sico previne c√Ęncer de mama?
- Sobre a tara em se reduzir o dano muscular induzido pelo exercício...
- HIIT QUEIMA MAIS GORDURA DO QUE EXERC√ćCIOS AER√ďBIOS... OU N√ÉO!
- Exercícios aeróbios não matam, não engordam, e não causam diabetes
- Dano muscular e hipertrofia: ser√° o fim do "no pain, no gain"?
- Quer dizer que a atividade f√≠sica n√£o funciona para reduzir o peso corporal? Hora de colocar alguns pingos nos ¬ďis¬Ē...
- O mito das dietas low-carb e o papel da insulina no emagrecimento
- A atividade física ideal!
- ¬ďDisseram que eu n√£o posso fazer atividade f√≠sica...¬Ē
- Quando devo aumentar a carga de treinamento?
- Esclarecimentos sobre ¬ďexerc√≠cio aer√≥bio engorda¬Ē e ¬ďexerc√≠cio aer√≥bio n√£o emagrece¬Ē.
- Treinar em jejum: bom, ruim ou depende?
- Por que entramos em fadiga?
- Quanto maior a carga, maior o ganho de massa muscular...certo?! Ou n√£o?
- HIIT - Treino Intervalado de Alta Intensidade, parte 2.
- HIIT - Treino Intervalado de Alta Intensidade
- Lactato: de causador da fadiga a aliado do desempenho.
- Queimar gordura somente após 20 minutos de aeróbio?
- Overtraining: O que, de fato, é isso?
- Percentual ou distribuição de gordura corporal: qual o melhor preditor de risco cardiovascular?
- Resposta hormonal ao exercício de força e aumento de massa muscular: Qual a relação entre eles?
- Cortar peso é prejudicial ao lutador?
- Treinamento de força com oclusão vascular: O que é e para quem serve?
- Quem faz musculação fica baixinho?
- Quando um gêmeo se exercita e o outro … não.
- Testes de DNA para detecção de talentos no esporte: cedo demais para ser verdade?
- 2 mitos sobre o uso ¬ďseguro¬Ē de esteroides anabolizantes
- CrossFit: os riscos compensam os benefícios?
- Treinamento intervalado para crianças: uma alternativa possível
- Ci√™ncia InForma responde: √Č importante variar os exerc√≠cios no treino de muscula√ß√£o?
- ¬ďEu at√© tento, mas n√£o ¬ďrespondo¬Ē ao exerc√≠cio...¬Ē
- Exercício em jejum: Fazer ou não fazer, eis a questão (Parte 3)
- Exercício em jejum: Fazer ou não fazer, eis a questão (Parte 2)
- O fisiculturismo como um estilo de vida saud√°vel?
- Exercício em jejum: Fazer ou não fazer, eis a questão (Parte 1)
- Quando chega a "conta" do sedentarismo?
- Exercício sem dieta emagrece?
- Treinamento de força para todos
- Lactato: amigo ou vil√£o do desempenho?
- Sobre o milagre das pílulas do exercício



Busca

Receba Atualiza√ß√Ķes

Envia sua sugest√£o de temas


Nossos Colaboradores

Prof. Bruno Gualano, PhD
Prof. Associado da Universidade de S√£o Paulo

Profa. Desire Coelho, PhD
Nutricionista Clínica e Esportiva

Profa. Fabiana Benatti, PhD
Pós-Doutora na Universidade de São Paulo (USP)

Prof. Guilherme Artioli, PhD
Prof. Dr. da Universidade de S√£o Paulo

Prof. Hamilton Roschel, PhD
Prof. Dr. da Universidade de S√£o Paulo