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07 de janeiro de 2015

Vida e Saúde

Exercício na obesidade: pensando “fora da caixa” (Parte 1)

Pense na seguinte situação (imaginária, mas qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência): M.J. é uma mulher de 50 anos,contadora, sedentária, com IMC de 36 Kg/m2 (98 Kg; 1,65 m); por recomendação médica, ela decide começar a participar de um grupo de caminhada/corrida para “tratar” sua obesidade. Ao pensar nessa situação, o que você consideraria como desfecho de sucesso após 1 ano de treinamento?



Aposto você pensou “perda de peso” e, de prerefência, perda substancial de peso, como aquelas que vimos em propagandas “antes” e “depois”! 


Aposto mais. Aposto que se não houver perda de peso, muitos não consideram o exercício físico como  um tratamento de sucesso para um obeso e então, por que fazê-lo? 


Assim como quase todo mundo, diversas instituições também consideram a “perda de peso” como principal desfecho de sucesso para o tratamento de obesidade. De fato, essa recomendação parece fazer sentido, uma vez que perdas de 5 a 10% de peso corporal estão associadas à melhora de diversos fatores de risco cardiovascular, isto é, melhora nas concentrações sanguíneas de glicose, colesterol, pressão arterial, etc. 


Logo, a perda de peso de fato parece ser benéfica para a melhora das comorbidades comumente associadas à obesidade! Sem dúvida! 


Mas observe que eu falei em perdas de 5 a 10% do peso corporal! Isso significaria perda de 5 a 10 Kg para M.J., a qual ainda permaneceria dentro da classificação de obesidade e provavelmente não seria considerada como a melhor modelo para uma propaganda “antes e depois”. 


Ainda bem que os profissionais da saúde que cercam M.J. fizeram outras avaliações (além da temida balança!) e perguntas antes e após o treinamento. Seguem alguns dos resultados:


ANTES: 98 Kg; circunferência da cintura 115 cm; capacidade máxima de percorrer 1 Km em 12 minutos;  glicemia de jejum: 115 mg/dl; relatou que vinha ganhando 1 a 2 Kg por ano nos últimos 10 anos; nunca gostou de fazer exercício porque sempre se sentiu “desconfortável” e “fora dos padrões”.


DEPOIS: 96 Kg, circunferência da cintura 105 cm; capacidade máxima de percorrer 1,7 Km em 12 minutos (agora correndo!); glicemia de jejum: 98 mg/dl; ao ser questionada, relatou brincar com os netos e fazer compras com muito mais facilidade agora; pretende dar continuidade aos exercício.  


Perceba que se olharmos apenas para a perda de peso de M.J. após um ano, certamente consideraríamos o treinamento um grande “insucesso”. Tendo apenas este desfecho em mente, é MUITO provável que M.J. desista de tudo e mergulhe novamente no sedentarismo!


Logo, os convido a refletir por alguns dias sobre todos os outros resultados! Diante deles, o que você diria para M.J. em relação ao sucesso (ou não) do programa de exercícios? Você acha que esse novo “ponto de vista” fará diferença para M.J. seguir no programa? Qual a importância disso para sua saúde? Falaremos sobre isso no próximo post!!


Até lá!


Fabiana Benatti - Blog Ciência Informa


www.cienciainforma.com.br


Para saber mais:


Ross R, Bradshaw A. The future of obesity reduction: beyond weight loss. Nat Rev Endocrinol 2009; 5:319-326.


Ross R, Janiszewski PM. Is weight loss the optimal target for obesity-related cardiovascular disease risk reduction?








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Nutricionista Clínica e Esportiva

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Pós-Doutora na Universidade de São Paulo (USP)

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Prof. Dr. da Universidade de São Paulo

Prof. Hamilton Roschel, PhD
Prof. Dr. da Universidade de São Paulo