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21 de janeiro de 2014

Nutrição

Treinamento concorrente: mais uma aplicação da suplementação de creatina

Combinar exercícios aeróbios com musculação parece a escolha da maioria dos praticantes e treinadores. Embora interessante, este modelo de treino implica em redução do desempenho de força. Neste post vamos discutir como a suplementação de creatina pode reverter este efeito.


Talvez a combinação de exercícios mais popular que há entre praticantes de atividade física seja o que conhecemos na ciência como treinamento concorrente. Entende-se por este último como o uso combinado de exercícios de força e exercícios aeróbios em uma mesma sessão ou período de treinamento. De maneira simplista, é a famosa corrida seguida pelo treino de musculação que tanto vemos nas academias de ginástica. 


Muito tem sido estudado acerca dos efeitos desta combinação e, embora este modelo de treinamento tenha efeitos comprovados nos mais diferentes contextos, alguns aspectos importantes desta prática precisam ser ponderados. Vejam só, quando executamos os dois tipos de exercício em uma mesma sessão de treinamento, é bastante intuitivo assumirmos que o desempenho do primeiro exercício incorrerá em um certo grau de fadiga que afetará o desempenho do exercício seguinte, concordam? De fato, a literatura é vasta em exemplos que ilustram o resumido acima. De maneira ainda mais importante, realizar os exercícios aeróbios (em especial quando em alta intensidade) antes dos exercícios de musculação parece afetar negativa e significantemente o desempenho de força subsequente. As razões para este efeito envolvem aspectos neurais (ligados à fadiga do sistema nervoso central) e bioenergéticos (relacionados ao fornecimento de energia para a contração muscular). Com isto em mente, recentemente desenhamos um experimento para verificar se o uso da creatina poderia antagonizar os efeitos da “concorrência” induzidos por este modelo de treinamento.


O desenho era razoavelmente simples e envolvia dois grupos de indivíduos treinados em força que deveriam consumir creatina ou placebo. Depois de uma semana de suplementação (tempo suficiente para aumentar o conteúdo de creatina total e fosforilcreatina na musculatura esquelética) os indivíduos deveriam realizar uma sessão de exercício aeróbio contínuo (5km) ou intervalado de alta intensidade (tiros de 1 minuto intercalados por 1 minuto de recuperação até completar os mesmos 5km) e depois serem testados para sua força máxima (maior peso que eles poderiam levantar) e resistência de força (número de repetições possíveis com uma determinada carga). 


Os resultados mostraram que o grupo que fez uso da creatina conseguiu manter o desempenho de resistência de força mesmo após o exercício aeróbio intenso, neutralizando os efeitos da concorrência. Por outro lado, o grupo placebo foi negativamente afetado pelo exercício aeróbio de alta intensidade, ilustrado pelo menor desempenho de resistência de força. Em termos práticos, isto significa que esta combinação de exercícios resultou em um treino de força menos eficiente para este grupo, o que, em longo prazo, pode significar em adaptações sub-ótimas ao programa de treinamento. A suplementação de creatina, por sua vez, parece amenizar estes efeitos, garantindo um estímulo otimizado.


Prof. Dr. Hamilton Roschel - Blog Ciência Informa

www.cienciainforma.com.br



Para saber mais:


Creatine supplementation prevents acute strength loss induced by concurrent exercise. de Salles Painelli V, Alves VT, Ugrinowitsch C, Benatti FB, Artioli GG, Lancha AH Jr, Gualano B,Roschel H. Eur J Appl Physiol. 2014 Aug;114(8):1749-55. 








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